quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Jorge Jesus e a sua Linguagem Corporal

Estamos longe de perceber bem o mundo do Coaching e do PNL (Programação Neurolinguística). Reconhecemos mesmo que temos essa lacuna profissional. Mas não é por isso que deixamos de julgar estes sinais do Jorge Jesus após os golos sofridos no jogo de ontem contra o PAOK.

A forma apaixonada e emocionalmente bastante intensa com que Jorge Jesus vive o Jogo, provoca no próprio determinadas manifestações comportamentais que podem interferir de uma forma bastante negativa junto dos seus jogadores, quando o rendimento não alcança o patamar desejado pelo Mister.

Jorge Jesus após o primeiro golo sofrido diante do PAOK

O ajoelhar no Dragão em Maio de 2013, após o vitorioso golo de Kelvin, tornou-se uma imagem mítica, que ainda hoje simboliza uma das maiores derrotas do novo século no Futebol Português. Contudo, por mais forte que seja a imagem é bastante compreensiva, dada a natureza das suas consequências: a perda do título de campeão para o FC Porto.

Já ontem, passados 7 anos, Jorge Jesus volta a corporalizar a derrota, com tiques derrotistas, que em nada contribuem para fazer uma injecção motivacional digna e necessária para a contrariedade do momento.

Jorge Jesus com uma expressão derrotista no segundo golo do PAOK

Custa-nos perceber como é que um treinador tão competente, que tem alcançado por mérito próprio uma grande “Cultura de Vitória” tenha este tipo de expressões, que em nada devem contribuir para uma melhoria motivacional dos seus jogadores.

Imagens TVI

Sem comentários:

Enviar um comentário