domingo, 20 de setembro de 2020

A(in)utilidade do passe Central-Central

Passou-se antontem várias vezes no Vitória SC vs Belenenses SAD. Mas infelizmente, não é caso único.

Com tantas evoluções que os Jogares vão acolhendo consoante a procura da superioridade perante o adversário, lamentamos que determinados comportamentos continuem a vigorar no alto rendimento de uma forma tão presente.

Não temos acesso estatístico ao jogo de ontem, mas a quantidade de passes entre os centrais do Vitória com certeza que atingiu os dois dígitos muito rapidamente.




Contudo, não foi tanto a quantidade que mais nos intrigou mas sim a "qualidade" dos mesmos. E colocamos "qualidade" entre aspas, pois não falamos propriamente na execução desses passes mas mais na necessidade justificativa dos mesmos. Sobretudo porque reconhecemos bastante qualidade construtiva, principalmente, a Abdul Mumin. E vermos os defesas centrais com tanto espaço para jogar devido ao posicionamento recuado dos avançados do Belenenses SAD a optarem tantas vezes pelo passe central-central, deixa-nos um pouco aborrecidos. E quando estes são feitos a pouca intensidade, sem grande propósito de desorganizar o adversário, pior.

Esperamos sinceramente que as belas verticalizações de Mumin, tanto em progressão como em passe, sejam mais utilizadas no futuro. Do Mumin e dos outros todos defesas-centrais que não passam para o lado "por passar".

Imagens SportTV

Sem comentários:

Enviar um comentário