domingo, 30 de agosto de 2020

Ajax e os Lançamentos Laterais - quando o melhor jogador da equipa pega na bola

Parece ser uma verdade absoluta quando dizemos que as “bolas paradas” são cada vez mais importantes no Futebol de Alto Rendimento. Os treinadores “específicos” deste momento do jogo estão a proliferar, enquanto os analistas se desdobram em observações e estatísticas para avaliar o sucesso deste tipo de lances.

Dentro das “bolas paradas”, aquelas que têm mostrado uma importância de estudo cada vez maior, são os lançamentos laterais.

Recentemente, o Bruno Fernandes falou dos lançamentos laterais, após a equipa sofrer o primeiro golo contra o Sevilla nas meias-finais da Liga Europa em consequência de um lance desses.

Contudo, é sobre o lançamento lateral da nossa a nosso favor que queremos falar. Ainda esta época, assistimos a uma equipa que perdia quase sempre a bola após a execução de lançamentos laterais a seu favor, chegando mesmo a ser ridícula a forma tão fácil de perder a bola, tanto por culpa própria do lançador, como por culpa de quem recebe.

Tentando resolver este problema em espaço mais ofensivo, o Ajax propõe uma solução muito interessante: colocar um dos seus jogadores mais habilidosos com bola a fazer o lançamento, esperando que o receptor lhe devolva a bola. Dessa forma, o lançador fica livre para encarar o jogo.

Curiosamente, esta solução não é nova. Já há vários anos que é treinada no De Toekomst, academia do Ajax, mas aparentemente pouco valorizada no Futebol de topo. Vá-se lá saber porquê...

Hakim Zyiech faz o lançamento para Promes devolver. Com isso, Zyiech fica livre para “pegar” no jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário