sexta-feira, 4 de março de 2016

O Olheiro sugere: Diogo Braz!

A par dos muitos jogadores de campo de qualidade que existem nos distritos de Viseu, Guarda e Bragança, também nas balizas se pode encontrar muita qualidade.
Com apenas 15 “aninhos” o Diogo Braz é um dos mais belos exemplos disso. Sendo ainda juvenil de primeiro ano, o Diogo disputa já a segunda-divisão nacional de Juniores A ao serviço do GD Moncorvo, depois de na primeira parte da época ter brilhado ao serviço do SC Mêda no nacional de Juvenis.
Nascido a 19 Julho 2000, o Diogo faz da técnica a sua maior qualidade. Tem uma boa colocação dos apoios, uma bela técnica de queda, é ágil e rápido nos reflexos e tem um bom jogo de mãos. No 1v1 é também bastante competente conseguindo por muitas vezes levar a melhor sobre os seus adversários.
Com os pés, o Diogo também se consegue notabilizar. Para a idade em questão, não é habitual existir um guarda-redes que consiga colocar a bola com tanta força e precisão como ele consegue, tendo já chegado a fazer assistências para golo durante a presente época.
Em termos tácticos, o Diogo precisa de melhorar a sua relação com a linha defensiva. Embora esteja sempre muito concentrado e controle muito bem a profundidade das bola longas, o mesmo não acontece na abordagem aos cruzamentos. Nessa situação ele opta quase sempre por jogar em segurança mantendo-se “entre os postes”. Contudo, muitos cruzamentos exigem-lhe que ele tome outro tipo de decisões, sobretudo naqueles em que a bola é cruzada para zonas muito chegadas à baliza e que precisam que ele adopte uma atitude mais proactiva. Talvez com uma maior comunicação e um maior à vontade em sair da sua zona de conforto, o Diogo consiga ser mais eficaz.
Já no processo ofensivo, ele é bastante comunicativo e bastante disponível à sua linha defensiva, estando sempre muito disponível para receber a bola, caso necessário.
Ainda em fase de crescimento e maturação biológica, o Diogo não tem, para já, a altura e dimensão atlética que muitos técnicos procuram num guarda-redes, podendo esse aspecto atrapalhar-lhe o desenvolvimento da sua carreira como jogador. Reconhecemos a importância desta dimensão táctico-física na posição específica de guarda-redes, mas acreditamos também que num escalão de Sub16 os treinadores deverão ser pacientes e tentar exponenciar antes, os seus atributos específicos técnicos de guarda-redes, enquanto aguardam que a natureza trabalhe o “resto”. O facto de já estar a ser convocado para os seniores mostra toda a sua capacidade potencial, com os seus "15 aninhos".
Como se não bastassem essas qualidades, o Diogo é um exímio defensor de grandes penalidades, tendo já defendido cerca de 10 penáltis!

Para além dos seus belos desempenhos na baliza, o Diogo brilha também na escola, onde tem apresentado excelentes notas. Como se não bastasse, o Diogo já se iniciou também na sua carreira como treinador de guarda-redes, tendo já colaborado com algumas selecções da Associação de Futebol de Bragança.

Sem comentários:

Enviar um comentário