sábado, 30 de janeiro de 2021

O que "nasceu" primeiro, Firmino ou o jogar do Liverpool?

Firmino e o Liverpool Football Club confundem-se.
Não sabemos se Firmino se adaptou ao jogar do Liverpool, se foi o Liverpool que se adaptou ao jogar de Firmino. Mas como aqui defendemos que as coisas estão relacionadas, acreditamos que o Talento de Firmino é potenciado pelo Jogar do Liverpool, sabendo o Liverpool da Talento Específico que Firmino tem. 

Mesmo sem tocar na bola, é à sua volta que este golo acontece. Um golo que tem tanto de Liverpool como de Firmino.

Paciência na construção.

Atrair num corredor para libertar no outro.

Sobreocupação do sector intermédio com o recuo do avançado.

Atrair para conquistar a profundidade.

Metrica Sports


terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Um dos golos mais "simples" do época - o primeiro do Liverpool contra o United

Vimos no jogo entre o Manchester United e o Liverpool Football Club a um dos golos tacticamente mais bonitos desta época – na nossa opinião.

A simplicidade com que o Liverpool conquistou espaços, com e sem bola, através da sua dinâmica de recuos e projecções de jogadores, fez com que, com apenas 4 ligações em progressão constante, inaugurasse o marcador no jogo da Taça.

Reconhecendo a dificuldade do ManU em defender o corredor central na sua 1ª linha de pressão, Fabinho encontrou em Wijnaldum o seu “construtor de jogo”, que com o tempo e espaço para o pensar, escolheu Firmino. 

Este, mostra-nos como o conceito das “Posições” está esgotado, dado o papel de médio de ligação no jogo do Liverpool. Com muita qualidade, fez mais uma assistência para Salah.

O egípcio, com os pés trocados – se é que nos percebem, teve um timing de ataque à profundidade fantástico e com a sua habilidade, recebeu e rematou de forma (aparentemente) fácil para golo.

Contudo, os nossos olhos não se podem focar só aos jogadores com bola. O papel de Thiago em desmontar o primeiro bloqueio, as projecções dos dois laterais, e até o arrastar de Milner a criar espaço para o passe de Firmino, são de uma simplicidade brutal.




Tudo belo. Haja “corpo” para executar este jogar “cerebral”.

Metrica Sports
The Emirates FA Cup

sábado, 16 de janeiro de 2021

O que é "decidir mal"? - Antony e a sua decisão no primeiro golo do Ajax frente ao Twente

O que é decidir mal?

Muitos de nós pensaríamos que Antony deveria ter passado a bola para Klaassen, completamente desmarcado já dentro da grande-área adversária. Contudo, o extremo brasileiro opta pela maior aleatoriedade do cruzamento… Que dá golo!!!

Será que os jogadores ao verem o jogo com as suas particularidades individuais não vêem muitas vezes um jogo diferente do seu treinador, muitas vezes para melhor?

Terá Antony tomado uma “má” decisão?





terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Os americanos já sabem jogar o nosso Futebol - um XI que muito promete!

 

Se há países no Mundo onde o Futebol parece estar a ser muito bem desenvolvido, por incrível que parece, são os Estados Unidos da América um dos principais países que nos vêm à cabeça.

Dois grandes factores parecem ter sido cruciais para a melhoria dos jovens jogadores norte-americanos: melhoria da qualidade do Processo de Formação em idade mais precoce; e o salto para determinados clubes europeus para aprimorar e dar competitividade aos jovens talentos americanos em fase mais adiantada da Formação.

Em resultado disso surge-nos uma geração fantástica de jogadores norte-americanos, a qual arriscamo-nos mesmo a dizer que será das melhores gerações a nível mundial.

Por aqui preparámos uma Selecção Sub23 de XI jogadores norte-americanos, tendo deixado de parte nomes como Konrad de la Fuente do Barcelona, Yunus Musah do Valência, Brenden Aaronson do Red Bull Salzburgo, Caden Clark do Red Bull New York ou Owen Otasowie do Wolverhampton…

Mesmo assim, chega para ser competitiva, não!?